Home / Câmeras CFTV / Câmeras IP / Dicas para Instalar Sistema de Câmeras IP

Dicas para Instalar Sistema de Câmeras IP

Ao instalar um sistema de câmeras de segurança em ambientes comerciais ou mesmo residenciais utilizando tecnologias digitais de TCP/IP e PPOE é muito comum termos dúvidas, pois o que parece simples, muitas vezes se torna bastante complexo e podemos nos enrolar até mesmo no material que vamos precisar para efetuar os serviços.

Portanto, não devemos ignorar as dúvidas e sim procurar as respostas para que tenhamos sucesso nas instalações das câmeras IP. Os questionamentos mais comuns são:

  • Será que vou precisar de uma rede ou link dedicado só para o sistema de câmeras de segurança?
  • De quantas câmeras de segurança vou precisar para monitorar esse ambiente?
  • Vou precisar ter quanto de velocidade de internet para minha rede?
  • Quantos dias de gravação eu tenho que ter na minha rede?
  • Qual o tamanho do disco rígido HD para armazenar as imagens?

As respostas para essas questões são relativamente simples…. Primeiramente temos que estruturar uma rede somente para as câmeras IP porque dependendo da quantidade e da resolução, o tráfego será alto pensado e por isso, não recomendamos que as câmeras IP sejam vinculadas a mesma rede de trabalho.

Existe no mercado, fabricantes de câmera IP com resolução de 1920X1080, essas já são consideradas FULLHD e quando suas imagens atingirem um frame de 0~30 por segundo causará facilmente um congestionamento na rede de trabalho

Para melhor esclarecer suas dúvidas, separamos algumas dicas fundamentais para montar e estruturar um sistema de vídeo e monitoramento eficiente para ambientes comerciais ou residenciais.

#1 Dica Infraestrutura de Rede e Cabeamento

O tráfego de vídeo é um dos mais sensíveis a perda de comunicação, ou seja, não há como retransmitir dados de vídeo sem afetar a qualidade do material final, isso também ocorre com a transmissão de voz.

Nossa dica e recomendação é que a infraestrutura de cabeamento de rede e dados seja montada, estruturada com materiais de qualidade e que não seja instalada junto à infraestrutura de rede elétrica e motores elétricos, pois podem causar interferências eletromagnéticas sobre o cabeamento da rede dados. A instalação da infraestrutura deve respeitar as normas para sistemas de rede, conforme norma NBR14565.

#2 Dica Switch

O Switch, é o equipamento que interligará as câmeras aos servidores e às estações de monitoramento, ela deve possuir capacidade de processamento de dados adequada ao fluxo que a rede da câmera vai gerar.  Esta preocupação com a capacidade de processamento de pacotes de dados se deve ao fato de que tráfego de dados de uma rede de câmeras é constante e, por isso, o Switch deve estar preparado para processar esses pacotes.

#3 Dica Câmera IP

Não necessariamente a câmera mais cara costuma ser a melhor, no nosso ponto de vista, temos que escolher uma câmera que nos atenda e que tenha os recursos que precisamos. Hoje no mercado temos muitos modelos e não precisamos escolher sempre a mais cara, mas sim a que atende nosso projeto.

Ficou alguma dúvida?? Deixe seus comentários

 

Espero que esse artigo tenha ajudado você… me retorne tenho muito interesse em saber o que você achou assim poderemos melhorar e trazer mais conteúdos interessantes.

 

Não deixem de compartilhar conosco suas opiniões e experiências…

No votes yet.
Please wait...

9 Comentários

  1. Boa tarde. Vou instalar 5 cameras IP em uma caixa elevada da companhia de agua. Elas ficarão na lateral no alto. O NVR vai ficar dentro do prédio uns 200 metros. Preciso saber se o esquema funciona: As 5 câmeras ligadas em um switch POE, Dai parte um cabo desse switch para outro na entrada do predio e desse parte outro cabo para um terceiro switch onde ficará o nvr e serão conectados outros micros que acessarão. A questão é se dá certo essa ligação e quando entra no nvr entra um cabo só para as 5 câmeras??

    No votes yet.
    Please wait...
  2. Boa tarde, quero colocar sistema de monitoramento por câmeras em um microônibus para que eu posso monitorar tudo pela internet a distância, gostaria de saber quais equipamentos vou precisar para executar o.projeto.
    Grato – S’Ramos

    No votes yet.
    Please wait...
  3. josé alexandre ortiz

    qual a melhor ligação em cabo de rede para camera ip 568A ou 568B? se puderem me ajudar agradeço muito.

    No votes yet.
    Please wait...
    • Boa tarde, Prezado José, para definir como irá realizar a conectorização na formação do cabo fique atento de como o cabo foi produzido / testado, verifica no corpo do cabo a característica. O melhor cabo para esse tipo de instalação será da marca Furukawa ( Blindado ).

      No votes yet.
      Please wait...
  4. Nós Somos profissional fabricante de câmera de CCTV, nossa companhia estabelecida EM 2004.Nosso Produto com preço competitivo apenas a compra de capacidade é BOM.Se você precisar de Mais detalhes, por favor contacte –

    No votes yet.
    Please wait...
  5. Existe alguma camera que faça a vigilancia e que tenha o sensor de presença ao mesmo tempo ?

    Rating: 4.0. From 1 vote.
    Please wait...
    • Boa noite Fernando, você refere-se câmera com detector de Movimento?
      Existem câmera que você pode programar para gravar apenas quando houver algum tipo de movimento…
      Espero ter ajudado. … Qualquer coisa retorne.

      Rating: 5.0. From 1 vote.
      Please wait...
  6. SERGIO TEIXEIRA SOARES

    tenho um dvr hikvision que perdeu a memoria não conhecer a senha e não da acesso ao menu principal que posso fazer ele e novo reproduz imagem mas não grava não posso fazer as configuracoes

    No votes yet.
    Please wait...
    • Boa noite Sergio Teixeira, você já tentou reseta-lo para voltar original de fábrica?

      Rating: 5.0. From 1 vote.
      Please wait...

Deixar uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*