Home / CFTV / Como se Tornar um Profissional na Área de Sistema de CFTV

Como se Tornar um Profissional na Área de Sistema de CFTV

Olá leitores do Guia de CFTV, aqui é a Rosana Santos dO Guia Digital estamos disponibilizando para vocês um artigo onde abordaremos o tema Como se tornar um profissional na área de CFTV.

Como se tornar um profissional na área de sistema de CFTV

Espero que gostem e possam contribuir para que possamos sempre produzir conteúdos de qualidade!!

Dentro da tecnologia da informação, a área de CFTV é uma das que mais cresce, a preocupação crescente com a segurança tem feito não só as empresas, mas também as famílias se preocuparem com um pouco mais de proteção.

São muitos fatores que tem provocado essa procura pelo CFTV, seja para monitorar pessoas e mais ainda como inibidor da violência, pois teoricamente é assim que funciona.

Mas como se tornar um profissional especializado em CFTV?

 mas-como-se-tornar-um-profissional-cftv

 

Entender de TI

A área de CFTV está associada a TI, na verdade é um braço da tecnologia da informação e para ser um profissional especializado, será necessário ter um bom conhecimento em redes, instalações, elétrica, produtos e sobretudo configurações.

O ideal mesmo é começar colocando a mão na massa e somente cursos não o preparará e os estágios serão bem-vindos para ajuda-lo entrar no mercado de trabalho.

O que podemos dizer que ainda não é um mercado saturado, contudo em algumas funções já está começando a pulverizar com é o caso dos instaladores de câmeras.

Por se um processo mais simples e com um bom manual, podemos dizer que praticamente qualquer pessoa com boa vontade pode instalar câmeras, mas dizer que montou um sistema integrado já uma outra história.

A instalação é o primeiro passo, para montar um sistema de monitoramento integrado precisará de mais conhecimentos mais cursos, certificações e mais uma vez, pôr a mão na massa e nesse estágio vai precisar de conhecimentos de TI.  

Existem no mercado muitos cursos para formação de profissionais de CFTV, mas é preciso pesquisar bastante para encontrar um curso de qualidade e que atenda as expectativas, e se o aluno entender de TI já fará diferença tanto no aprendizado quanto nas atividades a desempenhar.

Lembre-se que quanto mais capacitado e certificado for será mais competitivo no mercado de CFTV, todavia a experiência é que fará a diferença, então procure estágios e empregos que possibilite esse aprendizado.

 

Por onde começar a estudar CFTV?

por-onde-comecar-estudar-cftv

Você pode começar como instalador, faça um curso online ou presencial, conheça os produtos e marcas pois uma instalação segura também está associada a qualidade do material que vai usar.

Os fabricantes costumam promover treinamentos e workshops da sua linha de produtos, e um bom lugar para relacionamentos, troca de experiências e até para uma colocação no mercado de trabalho.

Pesquise sobre esse tipo de serviço, saber o que os seus concorrentes estão ofertando vai te ajudar a montar a sua estrutura comercial, pois você vai precisar também aprender como cobrar pelos seus serviços.

Nesse momento sua preocupação não pode ser com ganhos e sim com um bom atendimento, pois um bom serviço prestado te trará retorno do mesmo cliente e de outros pela experiência do marketing “boca-a-boca” e pense que você aos poucos poderá aumentar sua carteira de clientes e oferecer inclusive manutenção preventiva dos equipamentos e também pode ganhar com a venda do material.

 

Mas você quer ser especialista, não vai querer ser um instalador a vida inteira suponho, então deverá prosseguir com os seus estudos e se especializar, nessa fase já é bom pensar em cursos mais avançados se certificar e aprender a idealizar um projeto, se aprofundar mais ainda e tecnologias, configurar e monitorar um sistema para que tenha um portfólio serviços mais completo.

Pesquisar tecnologias, participar de eventos, conhecer o mercado, fornecedores…chegou a fase de procurar parceiros e aliados.

Você não pode esquecer que a maior parte dos seus clientes são leigos e você deverá passar a segurança que ele precisará para fechar um orçamento com você.

A evolução do CFTV como em qualquer área da tecnologia é um assunto a se trabalhar e também a se pensar pois, já estamos saindo da era analógica para a digital e caminhar junto com o avanço da tecnologia é um diferencial que o especialista precisa ter, o que não quer dizer que o seu cliente estará em sintonia com os avanços tecnológicos, mas é importante que você seja sempre atualizado.

Lembre-se a segurança física hoje é preocupação mundial, então sair na frente com produto de ponta e mão de obra especializada será um diferencial na conquista de cliente se você for autônomo ou mesmo como funcionário de uma empresa é importante para você estar em sintonia com o tempo.

Mas afinal quais são as funções decorrentes do CFTV? Como se tornar especialista?

 funcoes-decorrentes-do-cftv

Auxiliar de operação de monitoramento: geralmente trabalha e shoppings, eventos, condomínios entre outros, suas funções são:

  • Ativar e desativar os alarmes de segurança;
  • Fazer as rondas noturnas e de finais-de-semana
  • Fazer o controle com o objetivo de dar um feedback ao gerente da área.
  • Monitorar câmeras via sistema CFTV e lidar com mesa controladora;
  • Resgatar imagens gravadas pelo sistema de segurança e armazenar em mídia externa.

Precisará somente do curso ensino médio e algum conhecimento em informática.

Operador de monitoramento: exige muita atenção do profissional, pois terá a responsabilidade de manejar as informações, suas principais funções são:

 operador-de-monitoramento

  • Monitorar e analisar as informações disponibilizadas pelas câmeras de segurança.
  • Receber as informações transmitidas.
  • Auxiliar os seguranças da empresa com informações

 

É necessário ensino médio e curso de formação de vigilância patrimonial.

 

Técnico Instalador: já é uma função um pouco mais elitizada e requer do profissional mais conhecimento.

manutencao-camera

  • Instala câmeras, alarmes, circuitos, fechados
  • Controla
  • Faz manutenções nos equipamentos
  • Monitora os acessos

São necessários bons conhecimentos de informática, infraestrutura e curso técnico em CFTV

 

Especialista em CFTV:

especialista-em-cftv

  • Projetos
  • Configuração
  • Monitora
  • Lidera equipes
  • Promotor de tecnologias

São necessários certificações em CFTV, Infraestrutura e informática avançada. 

 

 

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário e nos ajude a produzir mais conteúdos notáveis que farão a diferença não só na sua carreira, como na sua vida pessoal.

 

Conclusão – considerações:

O CFTV já se consolidou como ferramenta importante para a segurança tanto pessoal quanto patrimonial e com ela vieram novas funções e profissões e sua evolução vem impulsionando a novas tecnologias fazendo com que os profissionais da área se atualize e se especialize para se tornar mais competitivo no mercado de trabalho.

 

Este artigo foi escrito por Rosana Santos do blog: www.oguiadigital.com.br

Rating: 4.0. From 2 votes.
Please wait...

Deixar uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*