Como Instalar Detector de Fumaça Central de Alarme

Como Instalar Detector de Fumaça na Central Alarme

Como é de conhecimento dos profissionais que atuam na área de segurança eletrônica, o funcionamento de uma central de alarme envolve o monitoramento das entradas de informação através de sensores seja eles IVA, IVP, sensor de piso ou janela, e até mesmo um detector de fumaça ou de temperatura. Isso geralmente e feito por meio de um circuito que a central de alarme fornece. Esses sensores são responsáveis por identificar possíveis invasões ou infrações não comuns nos ambientes em que eles são instalados.

Como Instalar Detector de Fumaça na Central Alarme

Os sensores mais comuns de serem instalados nas centrais de alarmes são;

  • Sensores IVA geralmente ligação a 04 fios utilizando 02 fios para alimentação e 02 para comunicação com a central, muito utilizado em muros para fazer cerca do perímetro desejado.
  • Sensores IVP geralmente ligação a 04 fios utilizando 02 para alimentação e 02 fios para comunicação com a central, muito utilizado em ambientes internos,
  • Sensores de piso ligação a 02 fios, muito utilizado em portões de garagem.
  • Sensores de janela ligação a 02 fios, muito utilizado em portas e janelas.

Os sensores pouco instalados nas centrais de alarmes são;

  • Os Detectores de FUMAÇA e TEMPERATURA geralmente ligado a 04 fios utilizando 02 para alimentação e 02 para comunicação com a central.
  • O detector de fumaça será convencional e terá que fornecer um contato seco para ser ligado a central de alarme, esse tipo de detector não é muito instalado, isso porque o mesmo costuma ser de difícil comercialização já que temos no mercado sistemas de detecção de alarme de incêndio com tecnologias bem mais avançadas.
Instalação detector em central de alarme

Dica para instalar Detector de fumaça na Central de Alarme A instalação praticamente é a mesma, aplicada em um sensor IVP ou IVA, o que muda mesmo é a finalidade de cada um deles, como citado anteriormente os IVA e IVP são para informar invasão nos ambientes que forem instalados, já os detectores de fumaça vão informar quando houver um principio de incêndio no ambiente em que o mesmo for instalado.

Veja também https://www.guiadecftv.com.br/central-de-alarme-de-incendio-o-que-e/

1 comentário em “Como Instalar Detector de Fumaça na Central Alarme”

  1. Ressaltando apenas que, existem 2 (dois) tipos de detectores de fumaça ou incêndio: 1) velocimétricos, onde a velocidade das chamas é detectada; e 2) termovelocimétricos, onde a velocidade com que uma determinada temperatura atinge, mesmo sem fogo ou chamas, é monitorada por determinado range (exemplo em atmosferas explosivas).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *