Importância do Alarme de Incêndio

Importância do Alarme de Incêndio

Importância do alarme de incêndio. A grande vantagem de contar com um sistema de alarme de incêndio é a preservação da vida humana.

Muitas empresas acreditam que possuir um sistema de detecção e alarme contra incêndio é apenas uma exigência legal. A sua importância é muito maior, pois a primeira função de um sistema de detecção e alarme de incêndio é salvar vidas. Por isso, é fundamental que as empresas gastem com um sistema de prevenção e detecção de princípios de incêndios, principalmente indústrias, galpões logísticos, shopping centers, prédios residenciais e comerciais e locais que envolvem sistemas de alta complexidade e que venha ter materiais inflamáveis.

O Instituto Sprinkler Brasil (ISB) divulgou, em 2015, dados que apontam um aumento de 33% no número de ocorrências de incêndio estrutural, quando comparado ao mesmo período do ano anterior. As principais causas desses incêndios estão ligadas à falta de manutenção preventiva dos sistemas, à falta de qualidade dos equipamentos e dos materiais utilizados na obra e projetos mal elaborados e executados.

“Por isso, torna-se essenciais que as empresas busquem parceiros que tenham soluções de qualidade adequadas para cada situação e aplicação. Essa é uma área em que as empresas não devem economizar”.

Um sistema de detecção e alarme de incêndio é composto por vários equipamentos e dispositivos como a Central de Detecção e Alarme de Incêndio, responsável por receber a informação dos equipamentos que detectam a fumaça ou calor gerado pelo principio de incêndio em fase inicial e, em caso de uma situação de alarme, acionar os sinalizadores audiovisuais; detectores de fumaça; entre outros. Este é um mercado requer maior atenção ao elaborar projetos realizar instalações e também a manutenção constante do sistema para que o mesmo permaneça sempre em seu pleno funcionamento já que estamos falando de um sistema de segurança eletrônica normativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *