Entenda como o DVR pode deixar a Internet Lenta

DVR Deixando Internet Lenta

Fala Pessoal

Separamos algumas dicas para quem trabalha com suporte técnico e manutenção eletrônica em equipamentos de segurança.



Vamos pegar como exemplo o DVR da marca CLEAR, mas servem para qualquer outra marca e modelo. Se o cliente reclama que o DVR está deixando a internet muito lenta é preciso entender e averiguar os problemas para não condenar o aparelho sem nenhuma explicação convincente.

  • Observe se a rede do cliente funcionava normalmente – Se ao conectar o DVR perceber que a rede ficou lenta a ponto até a perder o sinal de internet, o primeiro passo é verificar com o cliente qual operador e plano de internet ele possui.
  • Depois de ver com o cliente os seus planos e pacotes e constatar que supri bem a necessidade, é praxe desconectar o cabo de rede do DVR e verificar se a internet se normaliza, se isso ocorrer de fato é o DVR causador desse problema,
  • Um dos indicadores da lentidão pode ser o “peso” gerado durante a conexão e isso é por conta da transmissão da imagem e, portanto, a rede de internet disponibilizada até então já não está mais adequada e será preciso customizá-la de acordo com as necessidades presentes.
  • Uma coisa importante a ser feita é revisar as configurações referente a qualidade das imagens transmitidas pelo DVR aos usuários que farão o acesso via Web Browser, a maioria dos DVRs seguem um padrão nas configurações de vídeo e esse pode ser um dos responsáveis pelo “peso”.
DVR deixa internet Lenta

No consumo de imagens no MAIN Streaming geralmente é utilizada qualidade D1 e no extra Streaming é utilizada qualidade de imagem CIF se mesmo após essas configurações o problema persistir tente baixar ainda mais a resolução extra Streaming do DVR que é responsável pela qualidade de imagem dos usuários que acessam via Web Browser.

  • Verifique se o DVR possui uma conta recomendada pelo próprio fabricante de DDNS ou recomendações de configuração de acesso à rede interna, a intranet. Alguns DVR’s só deixam de causar lentidão na rede após inserir uma conta DDNS ou configuração PPOE para acesso externo.
  • Para os DVRs mais recentes que tem tecnologia P2P, gravação em Cloud ou Nuvem é necessário estar devidamente projetado a rede de internet, senão, esse equipamento provavelmente causará lentidão na rede, pois o mesmo costuma transmitir imagens do DVR o tempo todo para a conta em Nuvem quando configurada.
  • Verificar com a empresa que fornece o serviço de internet, a liberação de DDoS que é a negação de serviço. Em outubro de 2016 foi detectado um grande trafego de DDoS, grande maioria desses tráfegos são provenientes de equipamentos de CFTV.
  • A primeira linha de defesa e contra DDoS deve vir da própria empresa que fornece o serviço de internet. Usuários domésticos devem antes de qualquer coisa configurar o DVR, o MODEM e o ROTEADOR.
  • Após instalar e atualizar os Firmwares e reconfigurar o DVR, deverão se atentar para o seguinte: DVR: Deve-se trocar a senha padrão e caso existam usuários padrões como ‘guest’ ou ‘default’ trocar a senha dos mesmos.MODEM / ROTEADOR: Atentar para o firewall, esse deve estar ativo e caso haja opções especificas para DDoS deverão ser ativadas.
    – Retirar a resposta de PING por WAN
    – Não cadastrar de forma alguma o DVR como DMZ, deve ser feito o redirecionamento manual das portas.
    – Trocar o usuário / senha padrão

             Isso resolve 90% dos casos.

Por hoje é só pessoal, espero que tenham gostado, aguardo os comentários.

3 comentários em “DVR Deixando Internet Lenta”

  1. Não sou técnico, vou compartilhar aqui e experiência que tive como usuário, o DVR estava deixando minha internet 2.4 GHz lenta só pelo fato de está ao lado do roteador usando as câmeras apenas na TV com cabo HDMI sem internet no DVR, a internet estava funcionando normal no 5.0 GHz e via cabo, quando desligo o aparelho DVR a rede 2.4 dar 50 mega e com aparelho ligado a rede só chega 1 mega no celular sendo que o DVR não está conectado a internet, percebi que o DVR causa interferência no roteador porque quando coloquei o roteador do outro lado da TV não deu mais problema, nunca use DVR ao lado do roteador o meu agora está a 1 metro do DVR e não deu mais problema no meu wi-fi, agora só falta chamar o técnico do DVR pra configurar o aparelho na nova internet porquê troquei de operadora e ainda não mandei configurar pra ter acesso as câmeras no celular

  2. Boa noite Pessoal.
    Não sou instalador CFTV, mas tenho 30 anos de experiencia em Informática e devo dizer que não é bem assim, pois o cliente final quer qualidade e baixo custo. Sei que esta não é uma boa combinação, mas voces devem ser claros e objetivos quando oferecerem produtos CFTV a seus clientes, informando-os exatamente o que podem entregar em qualidade com o que o cliente pode pagar. Muitas vezes no meu condomio vieram me oferecer produtos de baixa qualidade alegando que teria-mos alta qualidade e baixo custo, mas quando eu pedi que inclui-se no contrato de garantia nitidez de imagem a 30 metros full HD na reprodução , se retirarão e nem me apresentaram seus orçamentos.
    Vcs devem ser francos e dizer “para atende sua necessidade o custo de cada câmera será no minimo R$ ???? “

  3. Muitas pessoas querem manter um DVR de 16 canais com uma internet e reclamam que a qualidade de 1080P não é transmitida.

    Tenhamos mais atenção no que estamos instalando e na realidade da pessoa (em questão de internet). Vamos deixar claro que tudo depende do pacote da pessoa!

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