Home / Câmeras CFTV / Câmeras IP / Câmera IP o que é

Câmera IP o que é

Uma câmera IP ou câmera de rede é uma solução de vigilância onde é utilizada uma câmera combinada com um computador. Uma câmera IP apresenta características específicas, como a lente, o sensor de imagem, memória e um ou diversos processadores.

O papel dos processadores é realizar o processamento de imagens, fazer a compactação, analisar os vídeos e garantir a conexão de rede. Já a memória é usada para fazer o armazenamento do firmware da câmera rede. O firmware é um programa informático necessário para o correto funcionamento do hardware. A memória da câmera IP também serve para a gravação imediata e local de sequências de vídeo.

COMO FUNCIONA A CÂMERA IP

Tal como acontece com os computadores, também a câmera de rede possui o seu próprio endereço IP e assim, é conectada de forma direta a uma rede. A câmera IP pode ser utilizada sempre que existir uma conexão de rede.

Uma dúvida recorrente é: uma câmera IP é similar a uma webcam? A resposta é não, uma vez que as Web Cam’s apenas funcionam quando conectadas a um computador pessoal através de uma porta USB ou IEEE 1394. Além disso, os Web Cam’s requerem também a instalação de software no PC.

A câmera de rede apresenta funções de servidor de Web, FTP e e-mail e consegue operar com diversos protocolos de segurança e de rede.

A câmera IP pode ser configurar para enviar vídeos através de uma rede, permitindo assim a visualização ao vivo e a gravação. A gravação pode ser continua ou pode ser ativada quando algum evento é detectado.

As boas câmeras IP conseguem enviar imagens como vídeo H.264, MPEG-4 ou Motion JPEG, usando para tal diversos protocolos de rede.

Através de uma câmera de rede avançada é possível gerenciar eventos, através de funções como detecção de movimento e/ou áudio. Alguns modelos possuem ainda alarme preventivo de adulterações e acompanhamento automático.

COMO ESCOLHER SUA CÂMERA DE REDE

Hoje existem diversas gamas de câmeras de rede disponíveis no mercado. Na altura de escolher sua câmera IP, deve primeiro determinar que funções considerem serem essenciais. Dessa forma será mais fácil determinar que modelos correspondam melhor a suas necessidades.

Também é muito importante que escolha uma câmera IP com boa construção e uma boa qualidade de imagem. Assim, a câmera irá durar mais tempo e funcionará quando for necessário.

No votes yet.
Please wait...

Deixar uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*