Home / Câmeras CFTV / Qual a Diferença Entre CCD e CMOS

Qual a Diferença Entre CCD e CMOS

As Câmeras de Segurança foram se tornando mais populares à medida que os preços caíram. Um dos motivos por trás dessa queda de preços foi à introdução dos sensores de imagem CMOS, que são muito mais baratos de se fabricar que os sensores CCD.

Qual a Diferença Entre CCD e CMOS

Os sensores de imagem CCD (dispositivo de carga acoplada) e CMOS (semicondutor de óxido metálico complementar) partem do mesmo ponto: precisam converter luz em elétrons.Uma maneira simplificada de pensar sobre o sensor usado em uma câmera digital (ou Filmadora) é considerá-lo como tendo uma matriz 2D de milhares ou milhões de pequenas células solares, cada uma das quais transforma a LUS de uma pequena parte da imagem em elétrons. Tanto os dispositivos CCD como CMOS realizam esta tarefa usando diversas tecnologias.

Tecnologia CCD
CCD é a abreviatura do termo inglês em Charge Coupled Device, como tradução próxima teríamos Dispositivo de Carga Acoplada, que denomina a tecnologia básica de operação do sensor, onde são transferidos sinais elétricos referentes a linhas de acordo com a carga de cada ponto da matriz, esta tecnologia vem sendo usada a um longo tempo na fabricação de câmeras para CFTV, multimédia e gravação doméstica. Hoje em dia a maioria das câmeras de qualidade possui o CCD como sensor.

Aqui vai algumas vantagens que o Sensor CCD tem em relação ao Sensor CMOS:

  • Os CCDs são capazes de produzir imagens de boa qualidade mesmo em condições adversas ex. baixa iluminação ambiente.
  • Imagens bem mais nítidas do que com sensor CMOS o nível de qualidade  do sensor CCD é superior ao CMOS .
  • Baixo nível de ruído de fundo o CCD produz o mínimo de ruido possível.

E agora vamos descrever algumas desvantagens que o Sensor CCD tem :

  •  O CCD é melhor que o CMOS porém seu custo de fabricação é bem maior que o do sensor CMOS.
  • Pode ser facilmente danificado por luz solar direta , assim apresentando listras verticais e horizontais após algum tempo exposto.

Rating: 5.0. From 1 vote.
Please wait...

Deixar uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

CommentLuv badge